Internet, ferramenta de mobilização e liberdade de expressão de temas polêmicos no Brasil

Crédito: http://torturra.wordpress.com/

Por: Marccella Lopes Berte, desde Brasilia

A internet tem se demonstrado uma importante ferramenta de mobilização social e tem garantido a liberdade de expressão em muitos lugares do mundo. O debate de temas polêmicos no Brasil, como a legalização da maconha e outras drogas tem ganhado corpo na sociedade e tem contado com plataformas digitais para a mobilização de marchas e a abertura de fóruns de debate virtuais.

Vimos uma coalizão de vontades que derrubando o governo do Egito, em manifestações que ganharam força por meio da internet, exemplo já colocamos aqui em outro artigo. Outro exemplo da internet como ferramenta da liberdade de expressão foi o discurso da professora Amanda Gurgel do Rio Grande do Norte (Brasil), que protestou contra as condições da educação em seu estado. A mensagem dela nunca sairia do Rio Grande do Norte não fosse a existência do You Tube.

Mas, nenhum outro exemplo tem características tão particulares como tem o movimento que realiza a Marcha da Maconha no Brasil.

Crédito: http://torturra.wordpress.com/

No ultimo mês de maio aconteceu e ainda está por acontecer diversas manifestações denominadas Marcha da Maconha. Essa Marcha tem sua origem na década de “70” quando ocorreram as Marchas pela legalização. Nos últimos anos, a pauta foi retomada.

Em 2004 foi realizada a Marcha da Maconha do Rio de Janeiro e foi transmitida via You Tube. Em 2007 a Marcha tomou dimensões nacionais sendo realizada durante o Congresso da União Nacional dos Estudantes e nas ultimas edições do Fórum Social Mundial no Brasil. Ao mesmo tempo, que a Marcha ganhou dimensões nacionais, os ativistas começaram a contar com um portal na internet, com um fórum virtual para debater o tema das drogas e também com a divulgação das datas em que as Marchas seriam realizadas em todo o país.

Na internet, a juventude brasileira encontrou o espaço para fazer um debate polêmico. A internet foi o meio de democratizar um debate que quando chega às ruas é na maioria das vezes recebida com truculência, repressão da polícia, violência e prisões.

A sociedade brasileira ainda é muito conservadora e a internet, com certeza, é instrumento que garanta a liberdade de expressão e o aprofundamento da democracia para uma parcela cada vez maior da sociedade.

A constituição brasileira no seu artigo 5º garante que todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais aberto ao público, independentemente de autorização. Essa liberdade, para a Marcha da Maconha, em sua grande maioria somente encontra-se na rede mundial de computadores.

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s