Pontos de Cultura: revolução digital e cultural no Brasil

Por: Marccella Lopes Berte, Brasilia

Uma política pública está provocando uma verdadeira revolução digital na cultural do Brasil. Os Pontos de Cultura – espaços cultural que com recursos de interação e produção digitais impulsionam a articulação em rede – são incentivados pelo Governo Federal e geridos pela sociedade civil organizada.

O Brasil e todos os outros países da América Latina, foram colônias de exploração, historicamente somos dependentes econômicos dos países colonizadores. Essa exploração que resultou nas desigualdades profundas que conhecemos bem é representada também por uma profunda opressão cultural. A valorização da cultura branca eurocêntrica e a marginalização das culturas tradicionais e populares (principalmente as com matrizes africanas e indígenas) são exemplos desse processo.

Os Pontos de Cultura são parte da construção de um novo projeto de nação, que começa a libertar expressões historicamente oprimidas, ao mesmo tempo que cria espaço para novas exprerimentações de uma sociedade que mistura culturas e povos em uma nova expressão global.

Os pontos são espaços de produção cultural que pouco tem a ver com a ideia de simplesmente catalogar cultura. Atuam em difundir, para se conhecer e se reconhecer nossa cultura, ou melhor nossas culturas como um povo. São pontos de conexão com os outros pontos, atuam em rede capazes de produzir uma infinidade de produtos culturais que são produto, modelo e base para outros pontos.

Em rede, os pontos que produzem, reproduzem e produzem novamente, em uma troca sem fronteiras. Confira no mapa aqui a diversidade deste processo digital.

No litoral do estado de São Paulo, em Cananéia – onde o mar encontra a floresta, um dos poucos lugares onde ainda um pouco de mata atlântica – acontece o Ponto de Cultura Caiçara. A cultura Caiçara foi redescoberta por meio do olhar de jovens do Ponto de Cultura Caiçara, desencadeando a Rede Cananéia, articulação em rede do Pontos de Cultura de todo o Vale do Ribeira.

Olhar Caiçara

Confira ” Saberes Caiçara: a cultura caiçara em Cananéia” e note como a cultura pode ser compreendida de outra forma, assistida, difundida e como no caso deste blog redistribuida. O Brasil é um pouco assim, tem essa forma brilhante, que capitaneado uma uma revolução digital, faz uma revolução cultural. Quero ver logo Pontos de Cultura se conectando em toda Latina América, em toda parte, em todo o mundo. Um só mundo, muitas caras.

Ver video.

Un pensamiento en “Pontos de Cultura: revolução digital e cultural no Brasil

  1. SI el Brasil estava caminando muy bien con la gestión Gilberto Gil – Juca Ferreira; donde muchas caminos fueron abiertos en prol del pueblo y de los seres humanos. Cultura Viva con sus Pontos y Pontões fue una de las grandes victorias del pueblo cogestionando con el gobierno. La cultura Digital, la generosidade intelectual, el softer livre, las culturas populares, la economia solidaria FUERON MARAVILLAS!

    Lamentablemente, con la mudanza de la Presidencia del Pais, la nueva politica del Ministerio de Cultura fue de total ruptura con todo lo que habia de bueno – de “bacana” y en la nueva gestion, esta se desvlorizando lo popular para otra vez valorizar simplesmente a los artistas consagrados como Maria Bethania, Caetano Veloso e Chico Buarque de Hollanda.

    La cultura digital esta siendo criminalizada; el pueblo no esta más dialogando con el estado. Existen ya seis meses de un grande conflicto.

    Esperamos que los “Pontos” de cultura VIVAM; esperamos que continue la revolucion digital que valoriza la circulacion, la transparencia y el compartir!

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s