O Planeta Terra é Impulsionado pelos Salários!

Global Labour Column | The Global Labour University

Özlem Onaran analisa as conseqüências da queda da participação dos salários no PIB. A autora lembra que a discussão sobre moderação salarial e políticas de austeridade não podem apenas tratar da redução de custos no curto prazo, mas devem incluir também as conseqüências para a demanda e para o consumo no contexto global. Segundo Onaran uma recuperação global impulsionada pelos salários como rota de saída da recessão mundial é economicamente factível.

Por Özlem Onaran

A queda vertiginosa da participação dos salários no PIB tanto nos países desenvolvidos quanto nos países em desenvolvimento durante a era neoliberal pós-década de 1980 tem sido acompanhada de taxas de crescimento mais baixas em âmbito global, bem como em muitos países. A economia convencional continua a orientar as políticas públicas no sentido da moderação salarial, juntamente com a austeridade, como sendo uma das principais respostas à Grande Recessão.

Em nosso recente relatório para o Escritório Internacional do Trabalho, demonstramos o ciclo vicioso gerado por esta corrida rumo ao fundo do poço. Esta visão tem como suposto principal tratar os salários como um item de custo. Entretanto, os salários têm um duplo papel, afetando não somente os custos como também a demanda.

Ler artigo completo no web de Global Labour Column em português.

Professora da Universidade de Greenwich. Ela é integrante da Comissão de Coordenação da Rede de Pesquisa em Macroeconomia e Políticas Macroeconômicas, pesquisadora associada ao Instituto de Pesquisa em Economia Política da Universidade de Massachusetts, Amherst, e fellow da Global Labour University.

A Global Labour Column (uma coluna política sobre questões atuais e estruturais do mundo de trabalho) é uma publicação da Universidade Global de Trabalho. O GLU Column pretende oferecer um fórum no qual autores do movimento sindical e da academia possam apresentar suas análises da conjuntura global, regional e local, debater e construir em conjunto respostas sindicais aos desafios da globalização.

chica perfil facebook Para receber nossas notícias pode subscrever este blog e siga-nos no Facebook/nuevasociedad e Twitter @revistanuso.

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s