Protagonismo da juventude do campo na Amazônia

Primando por um processo de produção sustentável a curto e a longo prazo, os jovens agricultores/as na Amazônia criam estratégias e alternativas capazes de transformar as realidades e os desafios de inúmeras famílias camponesas a partir de ações que valorizem o campo como espaço de cultura, saberes tradicionais, da produção de alimento mais sobretudo da construção de conhecimentos.

Maria Mirian Ferreira Gomes
desde Marabá (estado do Pará, na Amazônia)

Faz necessário destacar o compromisso social e o protagonismo de jovens agricultores/as no sudeste do Pará, que a partir da reflexão sobre a ação e o contexto do campo e de ações práticas reconstrói modos de vida nas comunidades camponesas através de um processo de produção agrícola diversificado, pautado no cultivo da fruticultura.

São jovens agricultores/as que passaram por processos formativos técnico-profissional voltados para o contexto do campo. Tendo a realidade como objeto a ser pesquisado, onde puderam problematizar na escola os desafios vivenciados no campo e na prática experimentar junto a família e suas comunidades formas sustentáveis de lidar com o ambiente a partir do dialogo entre saber acadêmico e as vivencias dos participantes.

A dentre as diversas práticas destaca a iniciativa que surge com Federação das Cooperativas da Agricultura Familiar do Sul do Pará (FECAT), entidade vinculada ao Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais que trabalha a organização do cooperativismo na região Sudeste do Pará. A entidade trabalha na perspectiva do fortalecimento da agricultura familiar percebendo a necessidade de envolver cada vez mais a juventude no contexto sindical e produtivo. Pautou o projeto “Jovem Cooperativismo” tendo por finalidade a qualificação profissional e a geração de renda aos jovens agricultores e o fortalecimento do cooperativismo na região a partir do processo produtivo.

Neste sentido, a FECAT -em parceria com Programa Petrobrás Desenvolvimento e Cidadania– apoiada pelas entidades Federação dos Trabalhadores(as) na Agricultura do Estado do Pará, Sindicato de Trabalhadores/as Rurais dos municípios envolvidos e as cooperativas associadas à FECAT, tem incentivado vários jovens agricultores/as para o cultivo da fruticultura consorciada com essências florestais da região.

A atividade tem envolvido diretamente 100 jovens agricultores/as familiares de Projetos de Assentamento de Reforma Agrária dos municípios de Marabá, Nova Ipixuna, Itupiranga, Eldorado dos Carajás, Parauapebas, São Domingos do Araguaia e São João do Araguaia, localizados no sudeste do Pará. Nessas ações os jovens recebem formação e incentivo para pequenos projetos a serem desenvolvidos em seus lotes, junto as suas famílias. As iniciativas para além de enfatizar o cultivo de plantios de culturas permanentes como a fruticultura também possibilitam outros cultivos resultando retorno financeiro mais rápido as famílias além de diversificar as fontes para a obtenção de renda pela a família.

As ações do “Projeto Jovem Cooperativismo” têm gerado grandes resultados, desde a qualificação dos jovens e principalmente a consciência para uma produção agrícola familiar diversificada e sustentável contribuindo na recuperação ambiental de áreas degradadas e/ou alteradas pelo intenso processo de uso da terra.

Ainda tem gerado renda as famílias, movimentando o mercado local e regional. Incentivado os agricultores/as a organização para o processo de produção e comercialização pautado a partir de um processo de cooperação, fortalecendo as organizações sociais a partir de outra compreensão de mercado fortalecendo assim as cooperativas da agricultura familiar da região.

Também tem mostrado alternativas sustentáveis nas comunidades, alterado positivamente na dinâmica dessas localidades e, sobretudo elevado à autoestima e cultivado o protagonismo da juventude do campo a partir da valorização de suas práticas e saberes.

Agricultora, Militante do Movimento Sindical de Trabalhadores (as) Rurais/FETAGRI-PA.

chica perfil facebookPara recibir nuestras novedades pueden suscribirse a este blog o seguirnos en Facebook/nuevasociedad y Twitter @revistanuso.

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s